24.5 C
Brasília
13 Junho, 2025
Mais

    EUA é alertado sobre “ameaça radiológica iminente” em usina nuclear da China

    O governo dos Estados Unidos foi alertado por uma empresa francesa sobre um possível vazamento em uma usina nuclear chinesa, o que estaria causando uma “ameaça radiológica iminente”, segundo informações exclusivas obtidas pela rede CNN.

    O aviso incluía uma acusação de que a autoridade de segurança chinesa estava aumentando os limites aceitáveis para detecção de radiação fora da Usina Nuclear de Taishan, na província de Guangdong, a fim de evitar ter que desligá-la, de acordo com uma carta da empresa francesa enviada ao Departamento de Energia dos EUA, obtida pela CNN.

    Apesar da notificação da Framatome, a empresa francesa, a administração Biden acredita que a instalação ainda não está em um “nível de crise”, disse uma das fontes.

    Embora as autoridades americanas tenham considerado que a situação não representa atualmente uma grave ameaça à segurança dos trabalhadores da fábrica ou do público chinês, é incomum que uma empresa estrangeira busque ajuda unilateralmente ao governo americano quando seu parceiro estatal chinês ainda está para reconhecer que existe um problema.

    A preocupação é real e delicada, porque um possível vazamento radiológico em qualquer região do planeta é de interesse global, visto que os efeitos adversos podem ter grande alcance e serem imprevisíveis. Com isso, o Conselho de Segurança Nacional dos EUA já realizou reuniões na semana passada para discutir o assunto.

    Segundo fontes da CNN, o governo americano discutiu a questão, também, com a França e com autoridades da China. “O governo dos EUA se recusou a explicar a avaliação, mas funcionários do NSC, do Departamento de Estado e do Departamento de Energia insistiram que, se houvesse algum risco para o público chinês, os EUA seriam obrigados a torná-lo conhecido de acordo com os tratados atuais relacionados a acidentes nucleares”, diz a rede.

    “Monte de macaco; enrustidos”, diz ex-colunista da Folha sobre motociata com Bolsonaro

    Leia também:

    Sob Lula, Brasil atinge a maior taxa de juros do século, informa emissora

    Levantamento realizado pela CNN Brasil com dados oficiais do Banco Central revela que...

    Moraes volta a ser alvo de ação judicial na Justiça dos EUA e tensão se amplia

    A plataforma de vídeos Rumble e a rede social Truth Social, empresa...

    “Podemos até não salvar o Brasil, mas iremos vingá-lo”, diz Eduardo Bolsonaro

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que atualmente está nos...

    Michelle faz carta para Lula com alertas: ‘Está arrastando o Brasil para o buraco’

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro escreveu uma carta aberta para...

    Sem dinheiro, FAB prevê paralisar 40 aeronaves e afastar 137 pilotos, diz jornal

    Um documento interno do Departamento de Ciência e Tecnologia...

    Michelle teme pela saúde de Bolslonaro e faz importante pedido ao líder do PL

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro entrou em contato, nesta quarta-feira...

    ‘Lula já não precisa do Congresso, ele governa por meio do STF”, dispara jornalista

    A jornalista e correspondente internacional Karina Michelin fez uma...

    Para general, o Brasil deveria ser uma “potência nuclear” para ter poder de dissuasão

    Conhecido por assumir posições frequentemente polêmicas, o general Paulo...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close