24.5 C
Brasília
13 Setembro, 2025
Mais

    CHINA: relatório da ONU aponta extração forçada de órgãos de cristãos presos

    GENEBRA (14 de junho de 2021) – Especialistas do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos da ONU (OHCHR) disseram estar extremamente alarmados com relatos de ‘extração de órgãos’ de minorias, incluindo praticantes do falun gong, uigures, tibetanos, muçulmanos e cristãos prisioneiros na China.

    Os especialistas disseram ter recebido informações confiáveis ​​de que detidos de minorias étnicas, linguísticas ou religiosas podem ser submetidos à força a exames de sangue e exames de órgãos, como ultrassom e raios-x, sem consentimento informado; enquanto outros presos não são obrigados a se submeter a tais exames.

    Os resultados dos exames são registrados em um banco de dados de fontes de órgãos vivos que facilita a alocação de órgãos.

    “A extração forçada de órgãos na China parece ter como alvo minorias étnicas, linguísticas ou religiosas específicas mantidas em detenção, muitas vezes sem que sejam explicados os motivos da prisão ou dados mandados de prisão, em diferentes locais”, disseram eles.

    “Estamos profundamente preocupados com relatos de tratamento discriminatório de prisioneiros ou detidos com base em sua etnia e religião ou crença”, destaca o relatório, que continua:

    “De acordo com as denúncias recebidas, os órgãos mais comuns retirados dos presos são corações, rins, fígados, córneas e, menos comumente, partes de fígados. Esta forma de tráfico de natureza médica supostamente envolve profissionais do setor de saúde, incluindo cirurgiões, anestesistas e outros especialistas médicos”.

    Especialistas em direitos humanos da ONU já haviam levantado a questão com o governo chinês em 2006 e 2007. Infelizmente, as respostas do governo careciam de dados como tempo de espera para alocação de órgãos ou informações sobre as fontes dos órgãos.

    Neste contexto, a falta de dados disponíveis e de sistemas de compartilhamento de informações são obstáculos para a identificação e proteção bem-sucedidas das vítimas de tráfico e para a investigação e ação penal eficazes contra os traficantes.

    Outro mecanismo de direitos humanos da ONU também destacou preocupações sobre a prática de remoção de órgãos de prisioneiros de uma determinada minoria religiosa.

    “Apesar do desenvolvimento gradual de um sistema de doação voluntária de órgãos, continuam a surgir informações sobre graves violações dos direitos humanos na obtenção de órgãos para transplantes na China”, disseram os especialistas da ONU.

    A preocupação permanece com a falta de supervisão independente sobre se o consentimento para a doação e distribuição de órgãos é efetivamente dado por prisioneiros ou detidos. Também foi relatado que as famílias de detidos e presos falecidos estão impedidas de reclamar seus corpos, disseram.

    Os especialistas conclamam a China a responder prontamente às alegações de ‘extração de órgãos’ e a permitir o monitoramento independente por mecanismos internacionais de direitos humanos. Os detentores de mandatos de Procedimentos Especiais estiveram em contato com a China para fortalecer o diálogo.

    Leia também:

    “O voto de Moraes foi exclusivamente político”, diz mestre e doutor em Direito

    Em análise técnica do julgamento que condenou o ex-presidente...

    URGENTE: Polícia prende e revela a identidade do assassino de Charlie Kirk

    As autoridades policiais dos Estados Unidos anunciaram a prisão...

    Nikolas detona Whindersson Nunes: “Vai ser canalha assim lá longe”

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em sua...

    URGENTE: Moraes condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de...

    Ameaçado de morte, Nikolas reage: “Se querem guerra, conseguiram”

    O deputado federal Nikolas Ferreira tomou conhecimento das ameaças...

    EUA: ativista conservador é assassinado a tiros enquanto discursava em universidade

    Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA, foi...

    Sob Lula, Exército proíbe manifestações pelo 7 de setembro em frente a quartéis

    O Comando do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro...

    Militares do Brasil alertam para risco de “trincheira” na fronteira com Venezuela

    O ministro da Defesa, José Múcio, reafirmou, em pronunciamento...

    Revolta: garoto que vendia pães para ajudar a mãe é denunciado ao Conselho Tutelar

    Um acontecimento envolvendo o adolescente Kauan Souza repercutiu nesta...

    Brasil cai na lista das Forças Armadas mais poderosas do mundo em 2025

    De acordo com o relatório anual Global Firepower Index (GFP)...

    Poder Supremo? Ministros do STF já avisam que vão derrubar projeto de anistia

    Em análise à proposta de anistia relacionada aos eventos...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close