Mais

    URGENTE: Biden anuncia o envio de 31 tanques Abrams de última geração para Ucrânia

    Os Estados Unidos acabam de anunciar, através do presidente Joe Biden, o envio de 31 tanques de última geração modelo M1 Abrams, considerado por muitos analistas o mais temível do mundo em sua categoria, para a frente de batalha na guerra da Ucrânia.

    Os veículos de combate são mais velozes, mais resistentes ao fogo de artilharia antitanques da Rússia e possuem maior poder de fogo do que os blindados convencionais, o que sem dúvida poderá causar um impacto decisivo na guerra que vai completar um ano no próximo dia 24.

    O anúncio de Biden ocorre um dia após a Alemanha também anunciar o envio de blindados modelo Leopards 2, também considerados avançados e poderosos. De acordo com a imprensa internacional, a expectativa é de centenas de novos tanques cheguem à Ucrânia daqui em diante.

    Além dos M1 Abrams, os EUA também enviarão veículos blindados M88, que servirão para apoiar os de última geração em campo, além de outros 500 veículos blindados de vários tipos para reforçar as forças armadas da Ucrânia.

    O grande receio com o anúncio da Alemanha e dos  EUA, respectivamente, é que a Rússia considere esta decisão uma interferência direta da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) no conflito, o que poderia fazer escalar a tensão entre as superpotências nucleares no Leste europeu.

    Levará “algum tempo” para que os tanques sejam entregues à Ucrânia, disse um alto funcionário do governo Biden nesta quarta-feira, segundo informações de O Globo, explicando que isso poderá levar “meses em vez de semanas”.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui