Mais

    Em ataque de inteligência, Israel elimina vice-líder do Hamas no exterior

    O vice-líder do Hamas no exterior, Saleh al-Arouri, foi morto em um ataque israelense de inteligência no subúrbio de Dahiyeh, em Beirute, um reduto do Hezbollah, informou o al-Mayadeen, ligado ao Hezbollah.

    Israel, por sua vez, ainda não comentou o suposto ataque, mas veículos de imprensa internacionais já estão reportando o fato como uma reação do país judeu no contexto de guerra contra o terrorismo.

    Numa conferência de imprensa em Novembro, o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu disse ele tinha “instruído o Mossad para agir contra os chefes do Hamas onde quer que eles estejam”, na sequência do ataque do Hamas em 7 de outubro no sul de Israel.

    Na mesma conferência de imprensa, o ministro da Defesa Yoav Gallant disse que todos os líderes do Hamas “estão vivendo com o tempo contado… a luta é mundial.”

    Com sede no Líbano, al-Arouri, de 57 anos, era vice-chefe do departamento político do grupo terrorista e considerado o líder de fato da ala militar do Hamas na Cisjordânia.

    Autoridades de inteligência israelenses acreditam que al-Arouri também ajudou a planejar o sequestro e assassinato de três adolescentes israelenses em junho de 2014 — Gil-ad Shaar, na Suíça, Eyal Yifrach e Naftali Fraenkel —, bem como numerosos outros ataques.

    Ele cumpriu vários mandatos em prisões israelenses e foi libertado em março de 2010 como parte dos esforços para alcançar uma troca maior de prisioneiros por Gilad Shalit, um cabo da IDF sequestrado pelo Hamas em 2006.  Desde então, Arouri havia passado a se envolver na articulação por um acordo que previa a libertação de mais de 1.000 prisioneiros palestinos das prisões de Israel em troca da libertação de Shalit em 2011.

    Depois de passar um tempo na Síria, al-Arouri finalmente se mudou para Beirute. De lá, ele gerenciou as operações militares do Hamas na Cisjordânia, promovendo atividades terroristas e organizando a transferência de fundos para pagar por ataques terroristas. Com: Times of Israel

    Leia também:

    Superior Tribunal Militar nega habeas corpus para Bolsonaro, em caso de prisão

    O Superior Tribunal Militar (STM) rejeitou, nesta quinta-feira (6),...

    Trump envia ultimado ao Hamas: ‘Libertem todos os reféns ou acabou pra vocês’

    Na quarta-feira, 5, o presidente dos Estados Unidos, Donald...

    ‘Tá tudo errado, é um rde horrores’, diz Dallagnol sobre delação de Mauro Cid

    O ex-procurador federal Dental Dallagnol, responsável nacional pela antiga...

    Protesto pelo impeachment de Lula, dia 16, terá por objetivo pressionar o Congresso

    Quatro meses após a última grande manifestação, a oposição...

    Musk fornece internet da Starlink em combate a incêndio nos EUA: ‘A única que pega’

    Em meio aos devastadores incêndios que assolam a Califórnia,...

    Trump ignora Lula e convida Bolsonaro para cerimônia de posse presidencial nos EUA

    O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira que recebeu...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    close