10.5 C
Brasília
Quarta-feira, 29 Junho, 2022

URGENTE: Moraes suspende Marcus Vinícius da presidência nacional do PTB

O ministro Alexandre de Moraes suspendeu o deputado estadual Marcus Vinícius da presidência nacional do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), após uma ação protocolada por adversários do grupo ligado ao ex-deputado Roberto Jefferson. Segundo o magistrado, haveria indícios de “ataques escancarados e reiterados às instituições democráticas e ao próprio Estado Democrático de Direito” praticados com o dinheiro do partido.

“A extensa documentação juntada aos autos pelos diversos requerentes demonstra, de maneira robusta, a existência de uma rede de intimidação criada por Roberto Jefferson que, valendo-se de ameaças, tem o objetivo de assegurar o controle da agremiação política, às vésperas da eleição, em desrespeito à ordem emanada desta Suprema Corte”, diz a decisão.

Marcus Vinícius foi eleito no dia 11 de fevereiro passado, durante a eleição da nova Executiva Nacional do PTB, esta já reconhecida como válida pelo atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin.

Moraes, no entanto, argumentou que os supostos ataques praticados por interlocutores de Roberto Jefferson extrapolam a esfera da Justiça Eleitoral, motivo pelo qual a sua decisão ocorre com base no âmbito da investigação criminal sobre a existência de supostas “milícias digitais”.

Marcus Vinícus ficará afastado por 180 dias do comando do PTB. Pelas redes sociais, aliados do atual presidente da legenda criticaram a decisão de Moraes, alegando que seria mais uma reação supostamente motivada por questões políticas e diferenças pessoais com ex-deputado Roberto Jefferson.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: