Pazuello: “Somos o quinto país no mundo em quantidade total de pessoas vacinadas”

O ministro da Saúde, general Ricardo Pazuello, explicou que o Brasil já está entre as 5 nações do mundo com o maior número de pessoas vacinadas, totalizando 17 milhões de pessoas “imunizadas”.

“O Brasil ofereceu até agora 17 milhões de doses. Somos o quinto país no mundo em quantidade total de pessoas vacinadas. Para que os senhores compreendam a diferença, a Argentina ofereceu 320 mil doses para sua população”, disse Pazuello em Cascavel, no oeste do estado.

Diferentemente de outro países, o tamanho continental do Brasil exige uma logística de vacinação muito maior e complexa. Mesmo assim, a campanha de vacinação parece estar avançando com sucesso e os resultados tendem a melhorar.

“Para abril, vamos estar com as duas fábricas operacionais estabilizadas, com números de 30 a 32 milhões de doses por mês. Não estou falando da Covaxin indiana, [cujas doses] foram compradas, nem da Covax, [vacina] que também foi comprada, e nem da Pfizer, [vacina para a qual] ontem [quarta, 3] já foi publicada em Diário Oficial a licitação para compra. Tudo isso é importado, [mas] também soma”, disse o general.