24.5 C
Brasília
13 Junho, 2025
Mais

    “O Brasil já está numa ditadura, estamos vendo medo no país”, diz deputado espanhol

    A situação política do Brasil tem chamado atenção de outras partes do mundo, graças à reação de parlamentares brasileiros e também ao trabalho de cobertura jornalística independente, como a do português Sérgio Tavares, que entrevistou esta semana o eurodeputado espanhol Hermann Tertsch, do partido de direita Vox.

    “Nós estamos alarmados. Estamos alarmados com o que se passa no Brasil, pela forma como estão esmagando os direitos, [pela forma] como [esses direitos] foram reduzindo até já não existir mais a liberdade de expressão”, disse Tertsch ao jornalista.

    Para Harmann, parlamentares europeus estariam preocupados com a suposta conivência do governo Lula diante do que seriam abusos por parte do Poder Judiciário, precisamente do ministro Alexandre de Moraes, segundo informações da Gazeta do Povo.

    “Nós consideramos que o chefe de lá [do Brasil] provavelmente é mais o Moraes do que Lula”, disse o espanhol, fazendo depois referência às anulações das condenações de Lula no âmbito da operação Lava Jato, por parte do Supremo Tribunal Federal, que permitiram ao petista que disputasse as eleições presidenciais de 2022.

    Harmann, contudo, usou a decisão majoritária do STF para fazer uma crítica direta apenas a um ministro, especulando que “o senhor Moraes tirou Lula da cadeia é ele quem está dirigindo os destinos do Brasil, com um Lula que tem que segui-lo, que tem que seguir o seu caminho”.

    “Elon Musk nos disse no outro dia, e provavelmente é verdade, que o verdadeiro presidente [do Brasil] é o juiz Moraes. E ele está levando o país para uma tirania e isso não podemos permitir. Vimos a cumplicidade que houve com Cuba, 65 anos de regime monstruoso que está afundando o que era um país rico na miséria”, exemplificou.

    E ele continuou: “Vimos a Venezuela se afundar na catástrofe da miséria, na dor do crime e alcançar níveis do Haiti, e agora temos aí o Brasil, que é uma potência e que querem transformar também em um país da miséria, de escravos, de pessoas dependentes, e, acima de tudo, de pessoas com medo. Estamos vendo medo no brasil. E não podemos tolerar isso, porque se houver medo não há liberdade”.

    Leia também:

    Sob Lula, Brasil atinge a maior taxa de juros do século, informa emissora

    Levantamento realizado pela CNN Brasil com dados oficiais do Banco Central revela que...

    Moraes volta a ser alvo de ação judicial na Justiça dos EUA e tensão se amplia

    A plataforma de vídeos Rumble e a rede social Truth Social, empresa...

    “Podemos até não salvar o Brasil, mas iremos vingá-lo”, diz Eduardo Bolsonaro

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro, que atualmente está nos...

    Michelle faz carta para Lula com alertas: ‘Está arrastando o Brasil para o buraco’

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro escreveu uma carta aberta para...

    Sem dinheiro, FAB prevê paralisar 40 aeronaves e afastar 137 pilotos, diz jornal

    Um documento interno do Departamento de Ciência e Tecnologia...

    Michelle teme pela saúde de Bolslonaro e faz importante pedido ao líder do PL

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro entrou em contato, nesta quarta-feira...

    ‘Lula já não precisa do Congresso, ele governa por meio do STF”, dispara jornalista

    A jornalista e correspondente internacional Karina Michelin fez uma...

    Para general, o Brasil deveria ser uma “potência nuclear” para ter poder de dissuasão

    Conhecido por assumir posições frequentemente polêmicas, o general Paulo...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close