Lindôra Araújo, a subprocuradora-geral da República, enviou um ofício aos governadores na gerência dos estados brasileiros no qual questiona repasses de verbas obtidas do governo federal para o combate à Covid-19.
Entre as questões impostas no ofício estão a utilização de recursos em hospitais de campanha (juntamente com a especificação dos valores repassados e a quantia que fora redistribuída aos municípios) e um relatório completo dos insumos e equipamentos das estruturas desativadas, junto com a comprovação de que tais bens e valores foram destinados ao local correto.
Além disso, segundo a Revista Oeste, Araújo busca investigar, por meio dos dados coletados, se alguma parte dessas verbas obteve uma destinação desconhecida. Por exemplo, a subprocuradora busca entender as razões para a desativação de diversos hospitais de campanha que foram construídos em 2020, já que a pandemia ainda é uma realidade no Brasil.
Vale lembrar que o documento em questão fora encaminhado aos governadores no dia 12 de março, porém a subprocuradora julgou os dados obtidos como insuficientes. Com isso, o Ministério Público Federal busca, agora, obter dados complementares dentro de um prazo de cinco dias.