O general Hamilton Mourão, aleito senador da República pelo Rio Grande do Sul, usou a sua rede social para comentar as atuais manifestações contrárias à eleição de Lula para a presidência do Brasil. Segundo o vice-presidente, o cenário de hoje é resultado de uma “escandalosa manobra jurídica”.
“Brasileiros, há hoje um sentimento de frustração, mas o problema surgiu quando aceitamos passivamente a escandalosa manobra jurídica que, sob um argumento pífio e decorridos 5 anos, anulou os processos e consequentes condenações do Lula”, afirmou o senador eleito.
Mourão, contudo, defendeu a realização de protestos pacíficos, sem o bloqueio de vias, o que seria uma das “pautas puramente esquerdistas”, mas frisando que a população deverá pensar no futuro, tendo em vista que em 2026 haverá novas eleições.
“As manifestações ordeiras, em justa indignação, são bem vindas. Vemos nelas famílias, idosos, crianças…todos pessoas de bem. Está na hora de lançar um manifesto explicando isso e dizendo que temos força para bloquear as pautas puramente esquerdistas, além de termos total capacidade de retornarmos muito mais fortes em 2026. Precisamos viver para lutar no dia seguinte”, disse ele.
O então vice-presidente tem adotado um tom moderado diante dos protestos que tomaram conta do Brasil nos últimos três dias. Apesar de endossar o apoio ao atual presidente Jair Bolsonaro, o general foi um dos primeiros a sinalizar o reconhecimento da derrota eleitoral no último domingo (30), quando entrou em contato com o ex-governador Geraldo Alckmin, o vice-presidente eleito na chapa de Lula.