Mais

    Ministro do STF anula mais provas contra Lula e chama a sua prisão de “armação”

    O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de anular todas as provas obtidas contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no âmbito da Operação Lava Jato, por meio do acordo de leniência da construtora Odebrecht e dos sistemas de propina da empresa.

    Segundo o magistrado, haveriam indícios de que as tratativas envolveram colaboração informal com autoridades estrangeiras, à margem dos canais oficiais. Essa suspeita, no entanto, já foi rebatida pelo ex-coordenador nacional da Lava Jato, Deltan Dallagnol, quando as acusações contra ele e a sua equipe de procuradores começaram a surgir.

    Dallagnol afirmou que todos os acordos e cooperação com as autoridades estrangeiras foram feitas de acordo com a lei, mas para Toffoli, os procuradores estabeleceram “tratativas diretas com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América, bem como com a Procuradoria-Geral da Suíça, remetendo “recursos do Estado brasileiro ao exterior sem a necessária concorrência de órgãos oficiais como a Advocacia-Geral da União, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Justiça e Segurança Pública”.

    Com isso, o ministro do STF classificou a prisão de Lula como uma “armação”, o que poderá trazer consequências judiciais contra os agentes responsáveis pela Lava Jato, que operou principalmente entre os anos 2014 e 2018, entre eles o atual senador Sérgio Moro e Dallagnol.

    Segundo Toffoli, a prisão de Lula “tratou-se de uma armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do Estado por meios aparentemente legais, mas com métodos e ações contra legem”.

    “Digo sem medo de errar, foi o verdadeiro ovo da serpente dos ataques à democracia e às instituições que já se prenunciavam em ações e vozes desses agentes contra as instituições e ao próprio STF”, completou o ministro em sua decisão, segundo informações da CNN Brasil.

    Leia também:

    Superior Tribunal Militar nega habeas corpus para Bolsonaro, em caso de prisão

    O Superior Tribunal Militar (STM) rejeitou, nesta quinta-feira (6),...

    Trump envia ultimado ao Hamas: ‘Libertem todos os reféns ou acabou pra vocês’

    Na quarta-feira, 5, o presidente dos Estados Unidos, Donald...

    ‘Tá tudo errado, é um rde horrores’, diz Dallagnol sobre delação de Mauro Cid

    O ex-procurador federal Dental Dallagnol, responsável nacional pela antiga...

    Protesto pelo impeachment de Lula, dia 16, terá por objetivo pressionar o Congresso

    Quatro meses após a última grande manifestação, a oposição...

    Musk fornece internet da Starlink em combate a incêndio nos EUA: ‘A única que pega’

    Em meio aos devastadores incêndios que assolam a Califórnia,...

    Trump ignora Lula e convida Bolsonaro para cerimônia de posse presidencial nos EUA

    O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quarta-feira que recebeu...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close
    close