Mais

    Manifestantes prometem ‘ocupar Brasília’ dia 15 de novembro, em protesto contra Lula

    Passou a viralizar nas redes sociais uma série de publicações incentivando uma grande manifestação marcada para o próximo dia 15 de novembro, feriado de Proclamação da República. A diferença dos demais atos que vêm ocorrendo pelo Brasil está no fato de que, dessa vez, os protestos deverão se concentrar em Brasília.

    A convocação para a manifestação ganhou força após a publicação de uma nota redigida pelas Forças Armadas, na manhã desta sexta-feira (11). Os manifestantes entenderam que os militares cobraram do Congresso Nacional uma reação perante às “arbitrariedades” e decisões “autocráticas” que têm atentado contra a liberdade da população.

    A promessa, portanto, é de fazer a “ocupação de Brasília”, semelhante ao que ocorreu em 2013, quando uma multidão de pessoas literalmente tomou as dependências externas do Congresso Nacional, momento esse que marcou a história da política brasileira. Três anos depois, em 2016, a então presidente petista Dilma Rousseff sofreu impeachment.

     

    Manifestantes protestam em Brasília
    Protesto histórico em Brasília, em 2013. Foto: reprodução/Google

    Banners virtuais com frases como “A República é Nossa” e “O Brasil é Nosso” se espalham com velocidade pelas redes sociais. Em muitos deles, os manifestantes fazem questão de destacar o caráter pacífico do movimento.

    Em sua nota, as Forças Armadas defenderam a legitimidade dos protestos contra a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), desde que outros direitos não sejam violados, como o de livre circulação pelas vias do país. Veja um exemplo, abaixo:

    Imagem

    Leia também:

    Tarcísio critica o fracasso de Lula na segurança pública: “Ofereceu o quê?”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Maior porta-aviões do mundo já está no Caribe e Venezuela entra em alerta máximo

    O governo venezuelano iniciou o deslocamento de unidades militares...

    “Moraes está avançando todos os sinais e já tomou o lugar do PGR Gonet”, alerta jurista

    Wálter Maierovitch, ex-desembargador e referência no judiciário brasileiro, participou...

    Posts da semana