Durante um discurso feito hoje em Adis Abeba, na Etiópia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a atacar o Estado de Israel, dessa vez com uma fala chocante. Na ocasião, o líder da esquerda brasileira comparou a resposta dos israelenses ao Hamas, ao holocausto de judeus praticado por Adolf Hitler.
“O que está acontecendo com o povo palestino na Faixa de Gaza não existiu em nenhum outro momento da história. Na verdade, existiu. Quando Hitler decidiu matar os judeus”, disse o petista em seu discurso.
A reação do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi praticamente imediata. Por meio de uma publicação no “X”, o antigo Twitter, o líder israelense disse que Lula “ultrapassou a linha vermelha” ao fazer tal comparação:
“Frases vergonhosas de Lula, vamos convocar o embaixador brasileiro em Tel Aviv.
As sentenças proferidas pelo Presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Eles menosprezam a Shoah e representam uma tentativa de atacar o povo judeu e o direito de Israel à defesa”, declarou Netanyahu.
“A sua comparação entre Israel, por um lado, e a Shoah dos nazis e de Hitler, por outro ultrapassa uma ‘linha vermelha’. Com o chanceler Israel Katz decidimos convocar imediatamente o embaixador brasileiro para manifestar imediatamente nossa desaprovação a ele”, completou o israelense.
Na prática, trata-se de uma crise diplomática instalada entre Brasil e Israel. Nas redes sociais, a fala de Lula deixou muitos internautas chocados, tendo em vista a comparação esdrúxula da resposta de Israel ao massacre praticado pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, quando o país foi invadido pelos terroristas.
No holocausto, estima-se que ao menos 6 milhões de judeus foram massacrados sob as mais diversas formas de tortura e assassinato, algo jamais visto na história, e isto pelo simples fato de serem judeus. Assista a fala de Lula: