Em reunião na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, realizada da última quarta-feira, o jurista e professor mundialmente renomado de direito, considerado por muitos o mais importante do Brasil, Dr. Ives Gandra Martins, teceu duras críticas ao poder Judiciário nacional.
Segundo Gandra, o ativismo judicial se tornou “notório” no Brasil, caracterizado pela “invasão de competências” do Judiciário nos outros poderes, como Executivo e Legislativo. O jurista chegou a dizer, taxativamente, que há no país uma “ditadura do judiciário”.
“Não me conformo com isso”, disse Gandra se referindo aos atuais ministros do STF. “Eles têm que voltar, fazer com que às águas voltem ao leito do rio, e que voltem a fazer do Supremo Tribunal Federal a Corte que o Brasil precisa ter. Caso contrário, essa ditadura do judiciário nos levará, realmente, ao risco da democracia.”
Na audiência também estiveram presentes o deputado federal Daniel Silveira, que tem sido alvo de ações judiciais consideradas abusivas por parte da sua campanha. Também estiveram outros juristas e políticos, todos discutindo o tema “ativismo judicial”. Assista:
https://twitter.com/Zambelli2210/status/1566893127499218948