Durante a visita de Luiz Inácio Lula da Silva ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na quarta-feira passada (9), onde se encontrou com o presidente da corte, o ministro Alexandre de Moraes aproveitou o encontro para fazer um pedido ao petista.
De acordo com informações divulgadas pela revista Veja, Moraes pediu para que Lula crie um projeto de lei para regulamentar as plataformas digitais no Brasil. Na ocasião, o ministro disse que teve um “trabalhão” para lidar com supostas fake news durante o processo eleitoral desse ano.
A regulamentação das mídias digitais, por sinal, é algo que já foi defendido por Lula este ano, mais de uma vez, o que lhe rendeu críticas por parte dos apoiadores do atual governo, tendo em vista que muitos consideram tal medida uma justificativa que visa restringir a liberdade de expressão no país, aumentando o controle da livre circulação de informações.
Na reunião, Moraes fez um pequeno balanço da sua atuação de combate à desinformação e criticou o fato de não haver, no Brasil, regulamentação específica para as plataformas digitais.
“Não é possível que essas plataformas sejam consideradas empresas de tecnologia e não de mídia. Só o Google fatura 12 vezes mais que todo o sistema Globo e não é punido em nada, como se nada ocorresse por lá”, disse o presidente do TSE.