Mais

    Convidado, Fachin não vai à audiência no Senado sobre recomendações da Defesa ao TSE

    O ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não confirmou presença na audiência pública que será realizada em instantes na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) do Senado Federal, cujo objetivo será debater as recomendações dadas pelo Ministério da Defesa para a maior segurança das eleições este ano.

    Além de Fachin, entre os convidados estão o Ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, o delegado federal Anderson Torres, atual diretor-geral da Polícia Federal, e Michael de Freitas, representante da Transparência Internacional.

    Até o fechamento dessa matéria, o presidente do TSE não se apresentou na Comissão. O requerimento para audiência é do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que na quarta-feira (13) já havia comunicado que Fachin não havia confirmado presença na audiência, diferentemente dos outros convidados.

    “EM NOME DA DEMOCRACIA! Todos convidados já confirmaram presença, menos o Pres. do TSE, FACHIN. Será mais uma sessão histórica do Senado que busca diálogo entre os Poderes da República pela transparência no pleito nacional”, informou o senador.

    As Forças Armadas foram convidadas pelo TSE, em 2021, para integrar a Comissão de Transparência Eleitoral da corte. Contudo, os militares têm alegado que algumas recomendações consideradas importantes para a maior transparência as eleições, não foram aceitas.

    O TSE, por sua vez, tem dito que o processo eleitoral já é transparente e auditável, e que não há motivo para preocupações em relação à segurança das urnas eletrônicas. A Defesa, por outro lado, tem questionado a posição do Tribunal em relação às observações dos militares. Assista a audiência, abaixo:

    Leia também:

    Se não fosse ministro, “Moraes sofreria buscas e seria preso”, diz Deltan Dallagnol

    O ex-procurador nacional da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol,...

    Preso em nova fase do caso Vorcaro/Master tenta “suicídio” na prisão, diz PF em nota

    O apelido "Sicário", originário do latim Sicarius – que designava...

    Mendonça enquadra a PGR ao mandar prender Vorcaro: “Colocaria vidas em risco”

    O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF),...

    URGENTE: André Mendonça manda prender Vorcaro, do Master, por novas suspeitas

    A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (4),...

    Guerra contra o Irã se intensifica, já envolve 11 países e deixa o mundo em alerta

    A conflagração envolvendo Estados Unidos, Irã e Israel atingiu...

    Em carta, Bolsonaro faz apelo por união da direita e lamenta críticas contra Michelle

    Em mensagem manuscrita divulgada neste domingo (1º), o ex-presidente...

    Posts da semana