Mais

    Além do Covid-19, casos de dengue e chikungunya já somam 21 mil apenas no ES

    Enquanto o país e o mundo voltam olhares para a pandemia do novo coronavírus, outras doenças seguem contaminando e fazendo vítimas, tais como a dengue e a chikungunya, que só no estado do Espírito Santo somam 21 mil casos este ano, de acordo com dados da Secretaria da Saúde (Sesa).

    São 21.609 casos suspeitos de dengue e 6.406 casos de chikungunya no estado, um aumento em relação ao ano passado, o que preocupa autoridades sanitárias.

    “Por isso, é fundamental não descuidar do combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, que também é transmissor da zika e da febre amarela urbana. O mosquito põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água. Ele pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores”, diz a Secretaria.

    Ao lado da pandemia do novo coronavírus, tais doenças podem agravar a situação dos hospitais que sofrem por falta de leitos de internação nos casos mais graves. Assim, a Secretaria orienta a população quanto aos cuidados que devem ser tomados:

    “Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado; Tirar água dos pratos de plantas; Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo; Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água”, diz a SESA, que continua:

    “Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas; Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.”

    Leia também:

    Mendonça e Fux dizem não conseguir acessar dados do celular de Vorcaro

    Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça...

    Cúpula do Exército critica STF por não avançar na investigação contra Moraes

    Integrantes da cúpula do Exército manifestam insatisfação com o...

    Posts da semana