Mais

    “A decisão é nula e injurídica”, diz Bia Kicis sobre ação de Moraes contra o PL

    A deputada federal reeleita Bia Kicis, do Distrito Federal, reagiu à decisão do ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que na quarta-feira (23) resolveu rejeitar um recurso apresentado pelo Partido Liberal contestando o resultado das eleições presidenciais 2022.

    Além de rejeitar a ação, Moraes condenou a coligação do PL por “litigância” e “má-fé” contra o Estado, aplicando ainda uma multa de quase R$ 23 milhões de reais aos membros da coligação.

    “A total má-fé da requerente em seu esdrúxulo e ilícito pedido, ostensivamente atentatório ao Estado Democrático de Direito e realizado de maneira inconsequente com a finalidade de incentivar movimentos criminosos e anti-democráticos que, inclusive, com graves ameaças e violência vem obstruindo diversas rodovias e vias públicas em todo o Brasil”, argumentou o ministro.

    Segundo Moraes, a suposta má-fé da coligação do partido de Bolsonaro “ficou comprovada, tanto pela negativa em aditar-se a petição inicial, quanto pela total ausência de quaisquer indícios de irregularidades e a existência de uma narrativa totalmente fraudulenta dos fatos.”

    “A decisão é nula”

    Bia Kicis, por sua vez, que foi procuradora pelo Distrito Federal por mais de 20 anos, rebateu a decisão do ministro ao dizer que o recurso apresentado pelo PL teria sido, na verdade, um processo administrativo e não de cunho jurídico.

    Em outras palavras, ela quer dizer que não caberia a Moraes fazer um julgamento judicial da ação, mas apenas técnico, aceitando ou não os argumentos do PL quanto à contestação da eleição.

    “O processo do PL no TSE é administrativo e não cabe litigância de má fé, multas e condenações, ou é judicial e teria que ter sido distribuído a um dos ministros e não ter sido passado direto ao Presidente da Corte”, diz a deputada. “De qualquer forma, a decisão é nula, injurídica e teratológica.”

    Leia também:

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana