Programa Renova-DF oferece capacitação profissional para mais de mil pessoas

Agência Brasília – Mais mil pessoas desempregadas serão capacitadas nas áreas de construção civil e jardinagem para reformar espaços públicos pelo programa Renova-DF. As inscrições para o programa podem ser feitas a partir desta quarta-feira (11) até a próxima segunda-feira (16), pelo site da Secretaria de Trabalho.

Do total de vagas, 5% serão para reeducandos – que cumprem o regime semiaberto e aberto e que fazem parte do sistema prisional do Distrito Federal. A previsão para o início das aulas é a partir de 30 de agosto.

Para participar do Renova-DF é preciso ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país, que esteja desempregado em busca de nova qualificação e/ou requalificação na área da construção civil; maior de 18 anos; comprovar a situação de desemprego e que mora na capital.

Os selecionados vão receber um salário mínimo e auxílio-transporte, seguro contra acidentes pessoais e certificado, – se tiver frequência igual ou superior a 80% da carga horária e aproveitamento do curso de no mínimo 80%. “É um dos maiores programas de inclusão social e produtiva do Brasil. Os dados preliminares mostram uma economia de mais de 50% do valor que seria pago a empresas privadas para realizarem os serviços”, afirma o secretário de Trabalho, Thales Mendes.