11.5 C
Brasília
Quinta-feira, 30 Junho, 2022

Comércio de Brasília reabre, mas ainda com restrições; veja como irá funcionar

O governo do Distrito Federal havia decidido, um mês atrás, restringir o funcionamento de alguns setores da economia, tendo em mente a taxa de contaminação do novo coronavírus que se encontrava em 1,35.

Contudo, segundo o Correio Braziliense, hoje as lojas e estabelecimentos comerciais recebem carta branca para reabrirem suas portas, contanto que sigam uma série de protocolos que possuem entre eles um horário de funcionamento fixado pelo governo.

É importante lembrar que o toque de recolher entre as 22h às 5h ainda é válido, e será proibido o funcionamento de estabelecimentos comerciais durante este período.

Estabelecimentos como bares e restaurantes enviaram um oficio ao governador do estado na última quinta-feira, pedindo um aumento no horário de funcionamento, porém foram informados de que precisariam aguardar mais uma semana para que a situação seja devidamente analisada.

Sebastião Abritta, o Vice-Presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), afirma que a retomada de atividades poderá ser algo bom pra todos, e que é um dever tanto do vendedor quanto do consumidor de se atentar às medidas de segurança durante a pandemia.

“cabe ao consumidor contribuir para que o comércio volte a operar. Os consumidores devem usar máscaras e álcool em gel, o que evita a propagação da covid-19”, afirmou Abritta.

Durante a pandemia, será permitido o funcionamento por 24 horas de estabelecimentos como hospitais, farmácias, funerárias, postos de gasolina, clínicas médicas e veterinárias. Fora esses estabelecimentos, os outros setores terão, como dito acima, um horário pré-definido de funcionamento.

Você pode conferir abaixo como funcionará o comércio no Distrito Federal (por setor) a partir desta segunda-feira:

Academias: das 6h às 21h

Comércio de rua: das 11h às 20h

Clubes recreativos: das 6h às 21h

Bares e restaurantes: das 11h às 19h

Agências de viagens: das 10h às 19h

Cultos, missas e rituais: sem horário pré-determinado

Atividades coletivas de cinema e teatro: sem restrição

Eventos em estacionamento ou drive-in: sem restrição

Shopping centers e centros comerciais: das 13h às 21h

Salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos:das 10h às 19h

Supermercados: horário definido em alvará, respeitando o toque de recolher

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: