11.5 C
Brasília
Quinta-feira, 30 Junho, 2022

Candidato de Bolsonaro, Lira vence eleição e é o novo presidente da Câmara

O candidato do presidente Jair Bolsonaro à presidência da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, acaba de vencer a disputa contra Baleia Rossi, o candidato do então comandante da casa, Rodrigo Maia, que sai derrotado nesta segunda-feira (01).

A vitória de Lira em 1° turno, com mais de 300 votos, já era esperada por apoiadores do governo, dado ao apoio já declarado da maioria dos parlamentares ao candidato do presidente. A expectativa do Planalto com a vitória de Lira é dar andamento a propostas como a privatização dos Correios e da Eletrobrás, por exemplo.

O parlamentar é o primeiro novo presidente da Câmara desde 2016, quando Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito após a queda de Eduardo Cunha. Arthur Lira obteve 302 votos, contra 145 de seu principal adversário: o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado por Maia.

Em seu discurso durante a sessão de votação nesta segunda-feira, Lira pregou a união e independência ideológica na presidência da Câmara, prometendo dar atenção a todos os partidos, respeitando a proporcionalidade representativa.

O então presidente da casa Rodrigo Maia, por sua vez, chorou de forma copiosa durante o seu discurso de despedida. Argumentou que buscou proceder de forma democrática e chegou a pedir perdão se ofendeu adversários.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: