10.5 C
Brasília
Quarta-feira, 29 Junho, 2022

Governo de Brasília já estuda reabrir os parques do DF na próxima semana

Brasília caminha a passos largos para deixar o pesadelo da pandemia para trás. O GDF já vem trabalhando num cronograma para reabrir os parques públicos da capital.

A revelação foi feita pela secretária de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Celina Leão, durante entrevista concedida na última quarta-feira, 27 de maio.

À TV Globo, Celina disse que o governo estuda a possibilidade de reabrir parques já na próxima semana: “O primeiro ato nosso foi separar as atividades, o que teria mais risco e o que teria menos risco. Dentro desse protocolo, a gente detectou que temos condição de retomar primeiro parques para depois retomar as academias”, explicou.

A secretária acrescentou que a decisão será consolidada após uma análise do impacto dos primeiros dias da reabertura do comércio. 

“Estamos esperando essa semana de reabertura de shoppings. Se a gente conseguir manter a curva sob controle, as UTIs disponíveis, nós temos condições de reabrir parques e, na outra semana, academias”, pontuou.

Com o planejamento por fases, Celina afirmou que o GDF encontrou formas de ampliar a retomada da normalidade. Uma das definições para os parques é que somente “atividades individuais”, como caminhada e ciclismo, serão permitidas. Ações coletivas, “em primeiro momento, ficariam suspensas”, para evitar uma segunda onda de contágio pelo novo coronavírus.

Segundo a secretária, a reabertura será acompanhada de “cuidados e protocolos necessários para cada atividade”: “Abriríamos, nesse primeiro momento, isolando as áreas comuns, não permitindo comércio nem atividades coletivas”, concluiu.

DESTAQUE
- Publicidade -
Veja também: