27.5 C
Brasília
13 Setembro, 2025
Mais

    Comandante da Força Aérea rebate matéria de jornal: “Análise rasteira e lamentável”

    O comandante da Força Aérea do Brasil, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, reagiu a uma matéria publicada pelo Correio Braziliense, na qual a cerimônia de comemoração pelos 80 anos da Aeronáutica foi associada ao nazismo. A intenção, aparentemente, foi atacar o presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que participou da solenidade.

    “O presidente Jair Bolsonaro foi recepcionado, na noite desta segunda-feira (30/11), com uma ópera do compositor alemão Richard Wagner (1813-1883). O artista ficou conhecido pelo antissemitismo e foi exaltado pelo Terceiro Reich, como símbolo de música nacionalista pelos nazistas”, diz um trecho da matéria do CB.

    O comandante da Aeronáutica rebateu a publicação através das suas redes sociais: “Análise rasteira e lamentável. Não deve saber quem foi Wagner, nem ter gosto suficientemente apurado para ouvi-lo. Qual o limite para isso?”, criticou o militar.

    Na matéria do CB é possível observar que o próprio texto faz uma associação contraditória entre o nazismo e o compositor alemão, considerado no mundo musical um dos maiores autores por suas inovações, como a ópera Tristan und Isolde, tida por muitos como um marco na história da música clássica.

    O texto do CB afirma que “Wagner morreu antes da ascensão de Adolf Hitler ao poder na Alemanha, mas exerceu forte influência sobre a doutrina nazista.” Ou seja, como é possível dizer que o autor teve qualquer relação com o nazismo, ou influência, se ele faleceu antes de Hitler ter chegado ao poder?

    Além disso, o jornal também não aponta qual teria sido a influência do compositor sobre o nazismo antes da sua morte, certamente porque não havia um regime nazista em vigor enquanto ele estava vivo. Em vez disso, a matéria faz ligação dos nazistas com Wagner, o que, na prática, não significa que Wagner tenha tido relação com o nazismo.

    Isso fica sugestivo no trecho em que a matéria diz que Wagner “era um dos principais compositores usado na propaganda nacional-socialista comandada pelo Führer”.

    Em outras palavras, mesmo que os nazistas, já durante o regime de Hitler, tenham adotado a música de Wagner como referência da identidade alemã, ou ao nazismo propriamente, isto não significa que o compositor tenha concordado com a ideologia nazista, uma vez que já estava morto!

    Leia também:

    Esposa de Kirk: “Os gritos desta viúva ecoarão pelo mundo como um grito de guerra”

    A esposa do ativista conservador Charlie Kirk concedeu uma...

    “O voto de Moraes foi exclusivamente político”, diz mestre e doutor em Direito

    Em análise técnica do julgamento que condenou o ex-presidente...

    URGENTE: Polícia prende e revela a identidade do assassino de Charlie Kirk

    As autoridades policiais dos Estados Unidos anunciaram a prisão...

    Nikolas detona Whindersson Nunes: “Vai ser canalha assim lá longe”

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em sua...

    URGENTE: Moraes condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de...

    Ameaçado de morte, Nikolas reage: “Se querem guerra, conseguiram”

    O deputado federal Nikolas Ferreira tomou conhecimento das ameaças...

    EUA: ativista conservador é assassinado a tiros enquanto discursava em universidade

    Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA, foi...

    Sob Lula, Exército proíbe manifestações pelo 7 de setembro em frente a quartéis

    O Comando do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro...

    Militares do Brasil alertam para risco de “trincheira” na fronteira com Venezuela

    O ministro da Defesa, José Múcio, reafirmou, em pronunciamento...

    Revolta: garoto que vendia pães para ajudar a mãe é denunciado ao Conselho Tutelar

    Um acontecimento envolvendo o adolescente Kauan Souza repercutiu nesta...

    Brasil cai na lista das Forças Armadas mais poderosas do mundo em 2025

    De acordo com o relatório anual Global Firepower Index (GFP)...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close