27.5 C
Brasília
13 Setembro, 2025
Mais

    Ex-Lava Jato que defende a prisão de Bolsonaro já articula candidatura com Moro

    Ex-integrantes a força-tarefa da Lava Jato estão aproveitando a fama que obtiveram durante o auge da operação para se lançar no mundo político. Após o anúncio esta semana de que Deltan Dallagnol renunciou ao seu cargo no Ministério Público Federal, visando 2022, foi a vez do agora ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima também se revelar como potencial candidato.

    Segundo informações do jornalista Guilherme Amado, Carlos Fernando “está em conversas avançadas com Sergio Moro e o Podemos, partido a que o ex-juiz se filiará, para entrar para a política e se candidatar em 2022.”

    Se confirmada a informação, o Podemos teria Moro, Dallagnol, Carlos e possivelmente o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot – que também avaliar se candidatar -, como candidatos em 2022, formando assim uma espécie de ‘partido’ da Lava Jato. Isto, claro, sem contar com eventuais surpresas, como o anúncio de mais candidaturas de ex-membros da força-tarefa.

    Carlos Fernando, por sua vez, já possui uma visão bem definida sobre o atual presidente Jair Bolsonaro. Já tendo feito várias críticas ao governo desde o início da atual gestão, na mais recente o ex-procurador chegou a defender a prisão do chefe do Executivo, segundo ele, pela suposta prática de “rachadinha” na época em que Bolsonaro ainda era deputado federal.

    “Como não acredito que poderosos sejam punidos no Brasil, vai ser dado um jeito de não se punir Jair Bolsonaro. Mas acredito que ele mereceria ser preso efetivamente”, afirmou Carlos Fernando em uma entrevista para o portal UOL. Na ocasião, o ex-Lava Jato também defendeu o relatório da CPI da Pandemia, afirmando se tratar de um documento “consistente”.

    “Até me surpreendi por algumas revelações que aconteceram na CPI, em relação a determinados fatos. Acho que o relatório é consistente e acho que há muita perfumaria, que dificilmente configuraria crime na Justiça, como charlatanismo”, disse o ex-procurador.

    O ingresso de ex-membros da Lava Jato no mundo político pode ser visto com entusiasmo por alguns, mas também há um grande número de pessoas que enxerga essa movimentação como um erro, visto que endossa a principal linha de argumentação da defesa dos alvos da operação, como o ex-presidente Lula, que diz ter sido vítima de perseguição política.

    Em outras palavras, os críticos da Lava Jato apontam a entrada de Moro e Dallagnol na política, e possivelmente no mesmo partido (Podemos), como uma confirmação de que eles teriam agido por interesses políticos durante os trabalhos na força-tarefa, argumento esse que termina sendo reforçado com a presença de Carlos Fernando.

    Todos os ex-membros da Lava Jato, contudo, negam essas acusações e dizem que se pautaram estritamente pela lei, argumentando inclusive que suas ações foram chanceladas por diferentes instâncias judiciais, algo que, em tese, teria servido para filtrar quaisquer irregularidades motivadas por interesses políticos.

    Outro argumento também muito utilizado por Dallagnol e Moro, é o fato da força-tarefa ter recuperado bilhões de reais do esquema conhecido como “Petrolão”. Para eles, a comprovação de que houve desvios bilionários, materializados na movimentação do próprio dinheiro, é suficiente para atestar a credibilidade da Lava Jato.

    Leia também:

    Condenado, Bolsonaro poderá perder a patente e ser expulso do Exército pelo STM

    O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro foi condenado...

    Esposa de Kirk: “Os gritos desta viúva ecoarão pelo mundo como um grito de guerra”

    A esposa do ativista conservador Charlie Kirk concedeu uma...

    “O voto de Moraes foi exclusivamente político”, diz mestre e doutor em Direito

    Em análise técnica do julgamento que condenou o ex-presidente...

    URGENTE: Polícia prende e revela a identidade do assassino de Charlie Kirk

    As autoridades policiais dos Estados Unidos anunciaram a prisão...

    Nikolas detona Whindersson Nunes: “Vai ser canalha assim lá longe”

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em sua...

    URGENTE: Moraes condena Bolsonaro a mais de 27 anos de prisão

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de...

    Ameaçado de morte, Nikolas reage: “Se querem guerra, conseguiram”

    O deputado federal Nikolas Ferreira tomou conhecimento das ameaças...

    EUA: ativista conservador é assassinado a tiros enquanto discursava em universidade

    Charlie Kirk, fundador da organização Turning Point USA, foi...

    Sob Lula, Exército proíbe manifestações pelo 7 de setembro em frente a quartéis

    O Comando do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro...

    Militares do Brasil alertam para risco de “trincheira” na fronteira com Venezuela

    O ministro da Defesa, José Múcio, reafirmou, em pronunciamento...

    Revolta: garoto que vendia pães para ajudar a mãe é denunciado ao Conselho Tutelar

    Um acontecimento envolvendo o adolescente Kauan Souza repercutiu nesta...

    Brasil cai na lista das Forças Armadas mais poderosas do mundo em 2025

    De acordo com o relatório anual Global Firepower Index (GFP)...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close