Mais

    Deputados serão obrigados a presentar “carteira de vacinação” na Câmara, diz Lira

    O deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, acabou de anunciar que os parlamentares poderão retomar os trabalhos no Congresso Nacional de forma presencial, mas na condição de seguirem os protocolos de segurança em relação à prevenção contra o novo coronavírus, incluindo o de estar vacinado.

    “A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu há pouco que os trabalhos presenciais serão retomados a partir da 2ª-feira, 25. Serão tomadas todas as medidas administrativas e sanitárias no retorno das atividades, entre elas, a apresentação da carteira de vacinação”, afirmou Lira em suas redes sociais nesta terça-feira.

    Na prática, ao estabelecer a apresentação da carteira de vacinação como exigência para o trabalho presencial na Câmara, Lira impõe a vacinação contra o Covid como requisito obrigatório para todos os deputados, o que contraria frontalmente a posição do presidente da República, Jair Bolsonaro, que é a favor da liberdade de escolha da população.

    Internautas reagiram ao anúncio feito pelo presidente da Câmara, muitos criticando a medida. “Vou marcar uma reunião com o presidente Arthur Lira para conversar sobre isso! Não podemos aceitar que esse tipo de decisão seja adotada desta forma, sem diálogo e às pressas”, protestou o deputado federal Diego Garcia, em resposta ao colega.

    Uma seguidora citou a contaminação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para argumentar contra o passaporte vacinal. O médico se contaminou com o Covid em viagem aos Estados Unidos, precisando ficar em quarentena mesmo após já ter sido vacinado com duas doses.

    Críticos da obrigatoriedade da vacina citam casos como o de Queiroga para dizer que não faz sentido exigir comprovante de vacinação, se a transmissão do vírus também pode ocorrer entre os vacinados. Os defensores do passaporte, contudo, alegam por outro lado que um número total de vacinados oferece maior segurança coletiva, reduzindo a chance de transmissão.

    “Que absurdo. Estão excluindo quem não se vacina como se só pessoas não vacinadas transmitissem o vírus. E o ministro Queiroga teve que fazer quarentena nos EUA diante dos olhos do mundo, mesmo tendo o cartão de vacinado”, criticou a seguidora.

    Leia também:

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close