O petista Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito no dia 30 de outubro para a Presidência da República no Brasil, foi alvo de protestos por parte de brasileiros durante a sua visita a Portugal, nesta sexta-feira.
Em frente ao local onde o petista encontra-se hospedado, um grupo de manifestantes entoou cantos e frases de protestos contra a eleição de Lula, dizendo que ele teria sido, na verdade, eleito pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A declaração parece uma crítica à decisão do STF, tomada em 2019, que declarou a nulidade das condenações do petista no âmbito da Operação Lava Jato de Curitiba, no Paraná. Com isso, Lula se tornou elegível e pôde disputar a eleição este ano.
Em um dos vídeos divulgados pelos manifestantes, uma brasileira aparece concedendo entrevista para uma mídia portuguesa, fazendo referência ao relatório de fiscalização das eleições 2022 divulgado pelo Ministério da Defesa.
Em sua visita a Portugal, conforme a Tribuna de Brasília já havia noticiado, Lula chegou a almoçar com o ministro Gilmar Mendes, do STF, em um badalado bistrô no bairro do Campo de Ourique, propriedade do ex-banqueiro Paulo Della Mora. Veja os registros nos vídeos, abaixo: