O petista Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu mais um dos seus itinerários durante a viagem de volta do Egito. Dessa vez ele fez parada em Portugal, onde almoçou em um badalado bistrô com o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e membros da sua comitiva.
Segundo informações do Correio Braziliense, o almoço ocorreu no Cícero Bistrô, situado no bairro do Campo de Ourique, propriedade do ex-banqueiro Paulo Della Mora. Além do ministro do STF, o petista também estava com o economista José Roberto Afonso, especialista em contas públicas.
No cardápio, Lula comeu camarão vermelho carabineiro com robalo e tomou espumante durante toda a refeição. O encontro descontraído do petista com um ministro do STF chamou atenção de críticos nas redes sociais, tendo em vista o seu passado de acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, também julgados pelo Supremo.
Em setembro desse ano, por exemplo, Gilmar Mendes suspendeu uma multa de R$ 18 milhões contra Lula, por parte da Receita Federal. Em sua decisão, o ministro afirmou que foram utilizadas contra o petista “provas ilícitas” produzidas na Operação Lava-Jato e que deveriam ter sido “desentranhadas” do processo após a decisão do STF “que anulou todos os atos decisórios” contra o líder esquerdista.