O presidente Jair Bolsonaro será o primeiro presidenciável a ser sabatinado no Jornal Nacional, da Rede Globo. A entrevista ocorrerá nesta segunda-feira e terá a duração de 40 minutos. A ordem das participações foi definida mediante sorteio, segundo informações da emissora.
Este ano, a duração da sabatina possui 13 minutos a mais do que a de 2018, o que dará aos presidenciáveis maior tempo para defender as suas pautas. Em sua primeira participação no Jornal Nacional, por exemplo, Bolsonaro falou sobre temas polêmicos, como o popular “kit gay”.
A entrevista de Bolsonaro no Jornal Nacional é aguardada por apoiadores do presidente com grande expectativa, tendo em vista a pouca visibilidade positiva que o mandatário possui na maior emissora do país, considerada pelo bolsonarismo uma “inimiga” do governo.
Será a oportunidade, portanto, do presidente da República defender as pautas conservadoras, bem como rebater críticas ao vivo, o que poderá lhe dar a chance de atingir parte da população que não acompanha as informações divulgadas por seus perfis e apoiadores nas redes sociais.
A atuação do governo durante a pandemia do novo coronavírus deverá ser a pauta dominante da sabatina, que será conduzida pelos âncoras William Bonner e Renata Vasconcellos. Bolsonaro poderá responder questões como compras de vacinas, isolamento social e declarações sobre o número de mortos.
Outro tema que também poderá ser abordado é a questão do meio ambiente, com perguntas sobre a preservação da Amazônia. Além desses, a situação econômica do país, com ênfase na inflação sobre os alimentos e combustíveis também poderá ser explorada. A sabatina deverá ir ao ar às 20h30 de hoje.