O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu prazo de 24 horas para que o presidente Jair Bolsonaro (PL), presidente e candidato à reeleição, exclua de suas redes sociais postagens com imagens dos atos em comemoração ao 7 de Setembro. Em caso de descumprimento, poderá haver aplicação de multa.
“O que se constata, ante a prova apresentada, é que a campanha continuou a fazer uso ostensivo de material cuja exploração para fins eleitorais foi expressamente vedada”, escreveu o ministro.
No dia 10 de setembro, Gonçalves proibiu Bolsonaro de usar em propaganda eleitoral as fotos dos festejos do Bicentenário da Independência, diante dos indícios de mistura entre os eventos cívicos e eleitorais, realizados em Brasília e no Rio de Janeiro. O plenário do TSE manteve o entendimento.
O PT chegou a acionar o TSE para indicar que as imagens continuaram a ser usadas após a proibição da Corte. O Tribunal ainda cita que a campanha de Bolsonaro disse que havia removido os conteúdos, o que não se comprova.
“As postagens utilizam diversos momentos da celebração do Bicentenário da Independência. Há imagens em que o investigado aparece em momentos nos quais inequivocamente exercia função de Chefe de Estado, uma vez que trajava a faixa presidencial”, afirmou Gonçalves. Com: Yahoo