Atual presidente do Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) parece ter conquistado a simpatia do candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Isso porque, a legenda estaria avaliando a possibilidade de indicação de Pacheco para uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), em caso de vitória petista no segundo turno da eleição disputada contra o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL).
Outra possibilidade considerada, segundo informações apuradas pelo Poder360, é que se eleito, Lula também poderá oferecer apoio a Pacheco para presidir o Senado por mais 2 anos. Isso, contudo, precisará do apoio da maioria no Senado, o que não será fácil, tendo em vista a eleição de 14 senadores aliados a Bolsonaro no último dia 02.
Pacheco, que é advogado por formação, tem sido fortemente criticado por apoiadores de Bolsonaro durante a sua presidência no Senado, em grande parte devido ao engavetamento de pedidos de impeachment de ministros do STF.
No próximo ano, o presidente eleito terá que indicar mais dois ministros para o STF, e a possibilidade de Lula fazer isso é uma das grandes preocupações da direita conservadora. Além de Pacheco, outro nome cotado pelo PT para esse posto seria do advogado do líder petista, Cristiano Zanin Martins.