12.5 C
Brasília
9 Setembro, 2025
Mais

    CRISE: Avibras, maior empresa bélica do Brasil, poderá ser vendida a estrangeiros

    Em um momento onde o mundo parece retomar a corrida armamentista diante das tensões envolvendo as guerras e rumores de guerras atuais, o Brasil poderá perder a sua maior empresa do setor de fabricação bélica, a Avibras, considerada estratégica para a defesa e soberania nacional.

    Isso, porque, segundo informações do Estadão, o governo Lula avalia que a venda da Avibras poderá ser a única saída para resolver a crise financeira da empresa, estipulada em uma dívida na ordem dos R$ 640 milhões.

    Fundada em 1961 por um grupo de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), a Avibras integra o Programa Espacial Brasileiro e é responsável pela fabricação de construção de aeronaves, motores para foguetes, além de armamentos e equipamentos bélicos como mísseis, lançadores, veículos blindados, bombas inteligentes, sistemas de comunicação por satélite e Veículos Aéreos Não Tripulados (VAT), sendo considerada uma das maiores do segmento no mundo.

    É da Avibras, por exemplo, a criação dos lançadores múltiplos de foguetes “Astros”, considerado um dos melhores do mundo e pertencente às Forças Armadas do Brasil, além de outros projetos de mísseis considerados estratégicos para a defesa nacional.

    Em nota, a empresa afirmou que está em “tratativas avançadas” com a australiana DefendTex para “viabilizar um potencial investimento que visa a recuperação econômico-financeira da Avibras, de forma a manter suas unidades fabris no Brasil.” Ou seja, a venda para investidores australianos.

    “A maior preocupação do governo é a empresa fechar”, afirmou à Coluna do Estadão o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), vice-líder do governo na Câmara, que acompanha de perto as discussões.

    O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, no entanto, acusa o governo Lula de “inércia” diante da crise envolvendo a gigante da indústria bélica nacional. “Enquanto diversos países investem pesadamente no setor de Defesa, o Brasil e a sua classe dirigente assistem e compactuam com a entrega de sua mais importante empresa do segmento a um grupo internacional”, diz o grupo em nota.

    “Independentemente da mudança na direção da empresa, o Sindicato seguirá mobilizando os metalúrgicos pela completa regularização da situação, bem como pela estatização da Avibras sob controle dos trabalhadores”, ressalta o Sindicato.

    Os metalúrgicos, segundo a Istoé, disse ainda que se reuniu em mais de uma oportunidade com o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio Monteiro, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), e que até o momento nenhuma medida efetiva foi adotada em favor dos operários da Avibras. Assista:

    Leia também:

    Sob Lula, Exército proíbe manifestações pelo 7 de setembro em frente a quartéis

    O Comando do Exército Brasileiro, general Tomás Miguel Ribeiro...

    Militares do Brasil alertam para risco de “trincheira” na fronteira com Venezuela

    O ministro da Defesa, José Múcio, reafirmou, em pronunciamento...

    Revolta: garoto que vendia pães para ajudar a mãe é denunciado ao Conselho Tutelar

    Um acontecimento envolvendo o adolescente Kauan Souza repercutiu nesta...

    Brasil cai na lista das Forças Armadas mais poderosas do mundo em 2025

    De acordo com o relatório anual Global Firepower Index (GFP)...

    Poder Supremo? Ministros do STF já avisam que vão derrubar projeto de anistia

    Em análise à proposta de anistia relacionada aos eventos...

    Líderes evangélicos fazem mobilização em massa para o 7 de setembro: ‘Reaja Brasil’

    Líderes evangélicos das mais diferentes denominações do Brasil passaram...

    Se condenado, Bolsonaro poderá perder a patente de capitão do Exército

    A eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de...

    Eduardo diz que Moraes tem vida incompatível com a renda: “Ele tem uma outra fonte”

    Em entrevista ao programa Contexto Metrópoles, transmitido na tarde...

    “Se pudessem, me fuzilariam”, diz Nikolas após pedido de prisão feito por petista

    O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) emitiu uma declaração...

    Com baixo orçamento, Força Aérea paralisa 40 aviões e afasta137 pilotos

    O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, passou a...

    Bolsonaro chora durante visita e preocupa aliados: “Estão enterrando ele vivo”

    O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu a visita do vice-prefeito...

    Preocupante: mais de 600 militares da Marinha pediram baixa só este ano

    Dados internos da Marinha do Brasil obtidos pela Revista...

    Crise diplomática de Lula com os EUA já afeta as Forças Armadas, avalia Waack

    O Governo Federal cancelou o exercício militar conjunto "Operação...

    Em meio à grave crise, comandante do Exército diz que “espada não tem partido”

    O comandante do Exército, general Tomás Paiva, reafirmou, durante...

    Posts da semana

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    close