O presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), apareceu ao lado do seu ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro (União Brasil), no local onde foi realizado o primeiro debate presidencial do segundo turno das eleições 2022, na noite de ontem (16).
O debate foi transmitido por um pool de empresas jornalísticas, entre elas a rede Bandeirantes, CNN Brasil e UOL, entre outras. Ao falar com jornalistas, Bolsonaro destacou o conhecimento de Moro no combate à corrupção durante os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente afirmou que ele e Moro estão “em um projeto de Brasil”, e que ambos possuem “muito mais convergências” do que divergências, o que permitiu a união dos dois na campanha contra o ex-presidente Lula.
Moro, por sua vez, negou que poderá assumir algum cargo no Executivo em um eventual segundo mandato de Bolsonaro. “Meu plano é representar a população paranaense no Senado. Não tenho a intenção de integrar o Poder Executivo, não fui convidado nem me convidei. Eu vou estar no Senado, como um senador forte e independente”, disse o ex-juiz da Lava Jato.
O ex-ministro renunciou ao seu cargo em 24 de abril de 2020, alegando que Bolsonaro teria tentado interferir nas investigações da Polícia Federal. Nenhuma comprovação quanto a isso, contudo, foi apresentada, mesmo após a abertura de um inquérito para investigação.
Sobre o conflito com Moro, Bolsonaro brincou: “Você nunca brigou em casa com o marido?”, disse ele. Assista um trecho da entrevista concedida pelos dois, abaixo: