Mais

    Ucrânia: presidente recusa oferta dos EUA para evacuar e surpreende em luta armada

    Os partidários do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy já estão lhe chamando de herói, apenas três dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia, depois que ele prometeu continuar em Kiev defendendo o seu país, ao recusar uma proposta de evacuação feita pelos Estados Unidos.

    A promessa de Zelenskyy ocorre mesmo ele estando ciente de que é o “primeiro alvo” do presidente russo, Vladimir Putin. Ao responder a oferta de ajuda dos EUA para deixar o país, o ucraniano de origem judaica foi taxativo ao recusar a proposta, dizendo que a sua real necessidade não é de fuga, mas sim de armas.

    “A luta está aqui; eu preciso de munição, não de uma carona”, disse o presidente ucraniano em um vídeo gravado neste sábado e postado no Twitter, mostrando que ele está na luta armada junto aos seus militares, contrariando o que informações vindas da Rússia haviam dito a seu respeito, alegando que ele teria fugido do país.

    Como resultado, a entrada da Rússia em Kiev provocou comparações entre a liderança de Zelenskyy e a de Putin, bem como os estilos de liderança de outras autoridades mundiais.

    A atuação de Zelenskyy na guerra que assola o seu país vem chamando atenção pela resistência acima do esperado pelos russos. Até o momento, o departamento de Defesa da Ucrânia informou, por exemplo, que a Rússia já perdeu 3.500 soldados, 14 aviões, oito helicópteros, 102 tanques, 536 veículos armados BBM, 15 metralhadoras pesadas e um míssil BUK.

    Conforme o noticiado pela Tribuna de Brasília, dezenas de países já anunciaram ajuda militar à Ucrânia, não com tropas, mas com armamentos tais como mísseis antiaéreos, munições e blindados de diferentes tipos, o que sem dúvida vem contribuindo para a resistência ucraniana.

    A iniciativa de outros países de enviar armamentos para a Ucrânia, também parece ser uma reação imediata a uma nova ameaça do governo Putin, após o Kremlin dizer que Finlândia e Suécia sofrerão consequências severas se aderirem ao bloco da OTAN, assim como pretendem os ucranianos. Veja imagens do presidente Zelenskyy junto aos seus militares, abaixo:

    https://twitter.com/Extoninho/status/1497663124354207752

    https://twitter.com/kuringechuwa/status/1497638609549246465

    Leia também:

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana