Mais

    Zema defende a construção de presídio igual a El Salvador “no meio da Amazônia”

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pré-candidato à Presidência em 2026, sugeriu a transferência de integrantes de facções criminosas como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) para o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), unidade prisional de segurança máxima localizada em El Salvador, na América Central.

    Em declaração à coluna de Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, Zema afirmou que a medida poderia ser implementada mediante acordo internacional entre os dois países. “Nós poderíamos fazer um convênio internacional com El Salvador. Mandar aqui os faccionados para o Cecot, em El Salvador. Já pensou que beleza: nem no Brasil esses criminosos ficarem, serem transferidos para um presídio de segurança máxima num país que está bem distante, em que nem sinal de celular eles teriam?”, questionou o governador.

    Como alternativa à proposta internacional, Zema sugeriu a construção de uma unidade prisional similar em território brasileiro, especificamente em área isolada da Amazônia. “Se não for possível isso, acho que nós tínhamos, pelo menos, de construir um Cecot no meio da Floresta Amazônica, num lugar bem isolado, e falar: ‘Terrorista, membro de organização criminosa, vai ficar aqui agora nesse Cecot brasileiro, sem acesso a nada, totalmente isolado'”, detalhou.

    O governador descreveu que a instalação teria acesso exclusivamente aéreo: “[Seria] isolado, somente com uma pista de pouso e fortemente armado para qualquer outra aeronave que não autorizada que chegasse ali não ter condição de descer”. Ele acrescentou que “quem tentasse fugir, com certeza, não iria sobreviver na floresta”, comparando a proposta a uma “Alcatraz da selva”, em referência à histórica prisão de segurança máxima localizada na Baía de São Francisco, nos Estados Unidos, desativada em 1963.

    Zema visitou El Salvador em maio deste ano para conhecer as políticas de segurança pública implementadas pelo presidente Nayib Bukele. Paralelamente, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) encontra-se no país nesta quinta-feira (13) para participar de fórum internacional sobre segurança. Em publicações em suas redes sociais, o parlamentar elogiou os resultados do modelo salvadorenho: “É muito interessante quando você vê que uma pessoa em um país bem pequeno que talvez pouca gente conhece se tornar um local de aprendizado daquilo que deu certo, de resultados”.

    Leia também:

    Tarcísio critica o fracasso de Lula na segurança pública: “Ofereceu o quê?”

    O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos),...

    Maior porta-aviões do mundo já está no Caribe e Venezuela entra em alerta máximo

    O governo venezuelano iniciou o deslocamento de unidades militares...

    “Moraes está avançando todos os sinais e já tomou o lugar do PGR Gonet”, alerta jurista

    Wálter Maierovitch, ex-desembargador e referência no judiciário brasileiro, participou...

    Posts da semana