Mais

    URGENTE: STF intervém e dá 48h para o governo incluir crianças em plano de vacinação

    Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) resolveu intervir, dando 48 horas para o governo Bolsonaro incluir o público pediátrico no Plano Nacional de Vacinação contra o novo coronavírus.

    A decisão foi tomada pelo ministro Ricardo Lewandowski nesta sexta-feira (17). Ele determinou que o governo apresente a complementação do PNI incluindo as crianças, algo que é alvo de polêmica entre os críticos da medida.

    A reação do STF surge após o Ministério da Saúde anunciar que não incluiria  as crianças no programa de vacinação desse ano, segundo a pasta, por não haver doses destinadas ao público infantil no Brasil.

    Isso porque, segundo recomendação da Anvisa, a dosagem das vacinas destinada às crianças é menor, assim como deverá ser a embalagem do produto, a fim de facilitar a diferenciação para os profissionais de saúde.

    “Que o governo federal apresente, em 48 horas, a complementação do Plano Nacional de Vacinação, para incluir as etapas a serem cumpridas para iniciar e concluir a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19″, afirmou Lewandowski em sua decisão.

    O ministro também solicitou a implementação de “um cronograma que viabilize a cobertura vacinal adequada de toda a população infantil antes da retomada das aulas, bem como a previsão de um dia nacional (Dia D) para vacinação, ou mesmo a designação de possíveis datas para a realização de grandes mutirões de incentivo e vacinação”.

    A decisão do STF vem repercutindo nas redes sociais entre os favoráveis e contrários à vacinação do público infantil. Ontem, o presidente Jair Bolsonaro já havia se manifestado em tom crítico sobre o tema, ao dizer que vai expor os nomes dos profissionais da Anvisa responsáveis pela decisão da agência.

    Leia também:

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana