O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou publicamente, nesta quinta-feira, 15 de janeiro, seu apoio à pré-candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência da República nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante visita a Suzano para o lançamento da obra das alças de acesso ao Trecho Leste do Rodoanel Mario Covas.
“A direita vai estar unida em torno de um nome. E o meu nome é o Flávio”, afirmou Tarcísio em coletiva de imprensa. Questionado sobre uma possível candidatura própria ao Planalto, o governador foi enfático: “Brasília não, com certeza! Eu nunca desisti porque nunca teve essa candidatura. Não, nunca teve esse projeto. É engraçado, porque vocês não acreditam, mas sempre estou falando que o meu projeto é reeleição”.
Contexto e Pesquisas
A primeira pesquisa Quaest do ano eleitoral, divulgada na quarta-feira (14), indicou que Tarcísio é o candidato mais competitivo para um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a diferença entre eles reduzindo pela metade entre dezembro e janeiro.
Em agosto de 2025, outro levantamento já apontava que o governador paulista venceria Lula em um segundo turno hipotético, com 60% de aprovação à sua gestão. Apesar dos números, Tarcísio manteve a posição de não ser candidato.
“Pra mim o Flávio é um grande nome. Já falei que ele é o meu candidato e tem o nosso apoio”, reforçou.
Candidatura de Flávio Bolsonaro
A pré-candidatura de Flávio Bolsonaro foi formalmente anunciada em dezembro de 2025, através de uma carta lida pelo próprio senador, na qual seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, confirmava o apoio à sua escolha como representante do Partido Liberal (PL).
A decisão gerou disputas entre aliados pelo capital político do ex-presidente, tendo o nome de Tarcísio sido anteriormente cogitado, mas agora descartado com a declaração de apoio explícito.