O governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), emitiu uma nota pública nesta quinta-feira, 11, posicionando-se contrariamente à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que resultou na condenação do ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro.
A decisão judicial, proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, aplicou uma pena total de 27 anos e três meses de prisão ao ex-mandatário, no processo que investiga a suposta articulação de um golpe de Estado.
Em publicação em suas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas afirmou: “Se não se pode transigir com a impunidade, também não se pode desprezar o princípio da presunção da inocência, condenando sem provas”. O governador acrescentou que, em sua avaliação, a condenação já era antecipada e caracterizou as penas aplicadas pelo STF como “desproporcionais”.
Em seu texto, o líder do executivo paulista também declarou: “Bolsonaro e os demais estão sendo vítimas de uma sentença injusta e com penas desproporcionais”. A nota finalizou com uma mensagem de apoio ao ex-presidente, afirmando que “a história se encarregará de desmontar as narrativas e a justiça ainda prevalecerá. Força, presidente. Seguiremos ao seu lado!”.
A condenação de Bolsonaro pelo STF refere-se a processos que apuram condutas durante e após o período eleitoral de 2022, incluindo alegações de ataques às instituições democráticas.