Em discurso proferido durante o Congresso Alemão do Comércio em 13 de novembro, o chanceler alemão Friedrich Merz estabeleceu comparação entre as condições de seu país e as do Brasil. O evento foi organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), principal entidade representativa do varejo na Alemanha.
Merz descreveu a Alemanha como “um dos países mais bonitos do mundo” e relatou ter questionado jornalistas alemães que o acompanharam na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, realizada sob a atual administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão”, disse ele. Segundo o chanceler, todos os profissionais demonstraram satisfação pelo retorno à Alemanha.
A gravação integral do discurso foi disponibilizada nos canais oficiais do governo alemão e do Congresso Alemão do Comércio. De acordo com a Deutsche Welle (DW), emissora pública internacional da Alemanha, as declarações foram proferidas no contexto de defesa do ambiente comercial alemão, caracterizado por Merz como próspero e livre.
Nas redes sociais, parlamentares do posição classificaram a fala do chanceler alemão como um vexame mundial. “A espetacularização da pobreza só é bonita para quem transforma miséria em palanque eleitoral. Mais uma vergonha mundial proporcionada pelo governo Lula que nós, infelizmente, teremos de carregar”, comentou o deputado federal Kim Kataguiri. Assista:
VERGONHA INTERNACIONAL: Alemães ficaram apavorados com a COP30 em Belém!
O chanceler alemão disse que nenhum dos seus colegas quis ficar em Belém e todos na comitiva ficaram felizes em voltar para o seu país, num claro sentimento de alívio.
A espetacularização da pobreza só é… pic.twitter.com/hSzLhyQrBK
— Kim Kataguiri (@KimKataguiri) November 17, 2025