Mais

    Sob Lula, COP30 vira vexame mundial após fala de chanceler alemão: ‘Felizes por termos voltado’

    Em discurso proferido durante o Congresso Alemão do Comércio em 13 de novembro, o chanceler alemão Friedrich Merz estabeleceu comparação entre as condições de seu país e as do Brasil. O evento foi organizado pela Handelsverband Deutschland (HDE), principal entidade representativa do varejo na Alemanha.

    Merz descreveu a Alemanha como “um dos países mais bonitos do mundo” e relatou ter questionado jornalistas alemães que o acompanharam na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, realizada sob a atual administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

    “Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão”, disse ele. Segundo o chanceler, todos os profissionais demonstraram satisfação pelo retorno à Alemanha.

    A gravação integral do discurso foi disponibilizada nos canais oficiais do governo alemão e do Congresso Alemão do Comércio. De acordo com a Deutsche Welle (DW), emissora pública internacional da Alemanha, as declarações foram proferidas no contexto de defesa do ambiente comercial alemão, caracterizado por Merz como próspero e livre.

    Nas redes sociais, parlamentares do posição classificaram a fala do chanceler alemão como um vexame mundial. “A espetacularização da pobreza só é bonita para quem transforma miséria em palanque eleitoral. Mais uma vergonha mundial proporcionada pelo governo Lula que nós, infelizmente, teremos de carregar”, comentou o deputado federal Kim Kataguiri. Assista:

    Leia também:

    Supremo Tribunal Militar vai julgar expulsão de Bolsonaro e generais das Forças Armadas

    O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu formalmente nesta terça-feira...

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana