Mais

    Moraes diz que ‘ápice’ de ilícitos de Bolsonaro teria começado com carta de Trump

    Em decisão que fundamentou a operação da Polícia Federal (PF) contra Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (18/7), o ministro Alexandre de Moraes (STF) apontou que o “ápice das condutas ilícitas” do ex-presidente teve início com uma publicação do ex-mandatário americano Donald Trump.

    O documento destaca que as ações de Bolsonaro e de seu filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, intensificaram-se após “declarações do Presidente dos Estados Unidos atentatórias à soberania nacional e à independência do Poder Judiciário“. Eduardo, radicado nos EUA desde março, é citado por articular sanções contra autoridades brasileiras.

    O post determinante

    A manifestação referida por Moraes ocorreu em 7 de julho, imediatamente antes do anúncio do “tarifaço” americano contra o Brasil. Na publicação, Trump qualificou as ações judiciais contra Bolsonaro no STF como “caça às bruxas“, afirmando que o país praticava algo “terrível” contra o ex-presidente.

    Articulação de sanções e consequências

    A decisão judicial ressalta que, em resposta às declarações de Trump, Eduardo Bolsonaro explicitou a “possibilidade iminente de sanções contra o Estado Brasileiro” por “suposta perseguição política“. O ministro também vinculou Jair Bolsonaro à estratégia, ao mencionar publicação no Instagram onde o ex-presidente “demonstrou interferência no aumento tarifário norte-americano“.

    Medidas restritivas

    Como resultado:

    • Bolsonaro passará a usar tornozeleira eletrônica

    • Está proibido de acessar redes sociais

    • Foi vedado de comunicar-se com Eduardo Bolsonaro

    • Não pode aproximar-se de embaixadas
      As diligências ocorreram na residência do ex-presidente em Brasília e na sede do Partido Liberal (PL).

    Leia também:

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana