O pastor Silas Malafaia manifestou insatisfação com quatro governadores estaduais, em gravação divulgada em suas redes sociais nesta segunda-feira (28). Dirigiu-se especificamente a Tarcísio de Freitas (São Paulo), Ronaldo Caiado (Goiás), Romeu Zema (Minas Gerais) e Carlos Massa Ratinho Junior (Paraná), afirmando que estes não se pronunciaram sobre atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Vocês já viram esses governadores alguma vez criticar Alexandre de Moraes e criticar a omissão do Supremo Tribunal Federal? Nunca! Só bravata política!”, declarou Malafaia. O líder religioso acrescentou: “Falar de Lula é mole […] Eu quero ver abrir a boca e botar o dedo na ferida, que é o seu Alexandre de Moraes e o STF”.
Malafaia conclamou a população a participar de atos públicos no domingo seguinte (3 de setembro): “Povo brasileiro, domingo que vem, em todas as cidades brasileiras, vai para a rua! Se vista de verde e amarelo, faça um buzinaço, passeata, motociata, carreata”. Para São Paulo, especificou concentração na Avenida Paulista a partir das 14h, encerrando com a frase: “Reaja, Brasil!”.
As declarações referem-se a críticas recorrentes de setores da oposição sobre decisões do ministro Alexandre de Moraes, especialmente em processos envolvendo apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Malafaia é figura conhecida no ativismo político conservador brasileiro.