A jornalista e correspondente internacional Karina Michelin fez uma participação no jornal Gazeta do Povo, onde comentou a relação atual do governo Lula com o Congresso Nacional. Na ocasião, ela abortou a judicialização de uma medida que visa aumentar o imposto IOF, rejeitada pelo Parlamento.
Não aceitando a derrubada da proposta, o governo Lula resolveu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), sendo isto visto como mais uma tentativa de buscar uma vitória na “canetada”, e não pela maioria democrática. Segue, abaixo, um trecho do comentário de Michelin.
“Lula já não precisa do Congresso, ele governa por meio do STF. O Parlamento foi dissolvido a conta gotas, e o PSOL, como braço jurídico do PT, faz o trabalho sujo: aciona a Corte sempre que perde no campo político.
Se Alexandre de Moraes conceder mais uma liminar ao PT, estará escancarado o conluio: um regime de exceção disfarçado de legalidade. Eles não querem mediação democrática – querem juízes que assinem embaixo.
E por trás de tudo, o motor é sempre o mesmo: dinheiro. O aumento do IOF é mais uma ferramenta, eles estão famintos pelo dinheiro público. Para esse regime, cada novo imposto é uma vitória.”