Mais

    Lula critica ação dos EUA contra o narcotráfico porque os traficantes são “vítimas dos usuários” de drogas

    Durante uma entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (24), na Ásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração polêmica ao criticar a reação dos Estados Unidos contra contra o narcotráfico na América Latina, especificamente na costa da Venezuela.

    Lula criticou a ofensiva americana contra embarcações na costa venezuelana que têm resultado em mortes de suspeitos de integrar facções do tráfico de drogas. Trump tem ordenado as operações contra narcotraficantes sob a justificativa de que assim ele evita que drogas cheguem aos usuários nos Estados Unidos. Conforme a Tribuna de Brasília noticiou na quinta-feira, a reação americana se deve ao fato dos EUA passar a tratar os grupos de narcotraficantes como terroristas.

    O petista, porém, comentou que “se a moda pega, cada um acha que pode invadir o território do outro para fazer o que quer, onde é que vai surgir a palavra respeitabilidade à soberania dos países? É ruim”, afirmou.

    Ainda ao tratar desse assunto, especificamente, Lula defendeu que seria mais eficiente “combater os viciados” em vez de mirar apenas nos traficantes – que, segundo ele, só existem porque existem os usuários. Ou seja, que os traficantes seriam “vítimas” dos usuários de drogas, bem como o contrário.

    Disse ele, com destaque nosso: “Toda vez que a gente fala de combater a droga, possivelmente fosse mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente, os usuários. Os usuários são responsáveis pelos traficantes que são vítimas dos usuários também. Ou seja, então você tem uma troca de gente que vende, porque tem gente que compra, tem gente que compra, porque tem gente que vende. Então, é preciso que a gente tenha mais cuidado no combate à droga”. Com informações: PlatôBR.

    Leia também:

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Alvo da PF em caso do INSS, senador é relator do indicado de Lula para o STF

    O senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do governo no...

    Posts da semana