A ex-deputada federal e atual vereadora por São Paulo, Janaína Pachoal, usou as redes sociais para criticar o julgamento que poderá condenar à prisão o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, no âmbito do inquérito que investiga a responsabilidade pelos atos do 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Para a professora de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Bolsonaro não pode ser responsabilizado por algo que não estava mais na sua competência, visto que já não estava mais no poder.
“Se o 08 de janeiro foi parte do suposto golpe, jamais o crime poderia ser atribuído a Bolsonaro, pois ele não estava no poder. Quem, naquele momento, tinha os instrumentos para conter o levante, e usá-lo como desculpa para endurecer o regime, era Lula!”, comentou ela.
Para Janaína, a culpabilidade do ex-presidente estaria relacionada, apenas, ao retorno da esquerda. “Bolsonaro abandonou o posto antes do tempo! É possível culpá-lo POLITICAMENTE por todo retrocesso havido, inclusive pela volta da esquerda? Sim! Juridicamente, em especial penalmente, não faz o menor sentido!”, completou.