Mais

    Garcia: ‘O TSE vai pedir a Elon Musk para censurar o Twitter dos brasileiros?’

    O jornalista Alexandre Garcia celebrou a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk, mas também levantou um questionamento que para muitos é uma possibilidade real, tendo em vista o período eleitoral desse ano. O TSE vai pedir a Elon Musk para censurar o Twitter dos brasileiros?, perguntou ele em sua rede social.

    Em sua publicação, Garcia introduziu uma série de temas que aborda em seu mais recente vídeo, entre eles a declaração do ministro Luiz Roberto Barroso sobre as Forças Armadas, o indulto presidencial e a compra do Twitter.

    “Barroso infringiu o segundo artigo da Constituição. Sobre indulto, não precisamos ouvir ninguém; basta ler o art. 84. E será que o TSE vai pedir a Elon Musk para censurar o Twitter dos brasileiros? Seria uma proposta indecente”, anunciou o jornalista.

    Apesar do tom irônico, o questionamento de Garcia sobre uma possível reação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação ao Twitter não é irreal, tendo em vista a mudança radical no comando da empresa, agora nas mãos de Elon Musk, que está reiterando a sua defesa da “liberdade de expressão”.

    Para o bilionário, tudo que os usuários do Twitter publicarem será aceito, desde que não viole a legislação dos seus respectivos países. Ou seja, a plataforma não vai mais julgar o que é “desinformação” ou “discurso de ódio”, por exemplo. Se determinado conteúdo violar a legislação brasileira, aí sim será removido.

    O Telegram, que possui uma visão semelhante a de Musk, foi alvo do TSE. A plataforma chegou a ser ameaçada de sair do ar, no Brasil, caso não comprometesse com determinadas exigências da Justiça, entre elas a instalação de um escritório administrativo em solo nacional.

    Portanto, talvez seja cedo para avaliar qual será a postura do TSE diante da nova administração do Twitter, mas tudo indica que a possibilidade de novas exigências é mais real do que imaginamos. Assista o comentário de Garcia, abaixo:

    Leia também:

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana