O deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) classificou a sentença de 27 anos e três meses de prisão imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro como uma “pena de morte”. A declaração foi dada em entrevista ao portal Metrópoles, nesta quinta-feira, 18 de abril, na qual o parlamentar criticou a condenação decorrente do julgamento pela suposta “trama golpista”.
“Pena de 27 anos para quem tem mais de 70 anos, não executou [golpe], apenas planejou, é prisão perpétua. É pena de morte”, afirmou Crivella, que também é ex-prefeito do Rio de Janeiro.
O deputado é autor de um projeto de lei que propõe anistia aos condenados pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023, medida que, se aprovada, beneficiaria Bolsonaro. Em sua fala, Crivella defendeu que as penas deveriam ter caráter “educativo”.
Ao comentar sobre pesquisas de opinião regarding à anistia, que according to him apresentam resultados divididos, o parlamentar questionou:
“A imprensa faz pesquisas. E, nas pesquisas, quase empata. Mas não perguntam se são favoráveis à pena de 27 anos para quem tem 70 anos. Vai sair vivo? Vai morrer ali”. Ele também fez referência ao histórico de saúde do ex-presidente, acrescentando: “Ainda mais porque levou uma facada e tem problema de câncer de pele”.