Mais

    Bolsonaro: “Deus tem me mostrado caminhos para mudarmos o destino do Brasil”

    Em discurso inflamado a aliados, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira que sua base política “mandará mais que o próprio Presidente da República” se conquistar maioria no Senado nas eleições de 2026.

    A declaração, feita durante encontro do PL Mulher, ocorre apesar de sua inelegibilidade confirmada pelo TSE – fator que o leva a concentrar esforços na construção de uma bancada alinhada.

    Estratégia 

    Bolsonaro revelou planos de indicar candidatos pessoais ao Senado para viabilizar pautas-chave do bolsonarismo. “Nós decidimos quem vai ser indicado ao Supremo. As agências só terão pessoas qualificadas”, declarou, acrescentando:

    “Deus tem me mostrado caminhos para mudarmos o destino do Brasil” (14h30). Entre os objetivos declarados estão sabatinas rigorosas de indicados ao STF e eventuais pedidos de impeachment de ministros da corte.

    Mais cedo, via redes sociais, Bolsonaro compartilhou pesquisa Quaest que aponta rejeição de 52% à reeleição de Lula. “As eleições estão nas mãos dos conservadores”, escreveu, projetando alianças com partidos de centro-direita para formar “ampla maioria na Câmara e mais de 40 senadores”.

    Dados da Genial/Quaest (5/06) mostram Lula em empate técnico com Bolsonaro, Tarcísio Freitas, Michelle Bolsonaro e governadores como Ratinho Jr e Eduardo Leite em simulações de 2º turno.

    Contexto analítico:

    A postura reforça o papel de Bolsonaro como articulador da direita, mesmo inelegível. Juristas ouvidos pelo Estadão apontam riscos: “A estratégia depende de vitória no Senado, mas o sistema presidencialista concentra poderes no Executivo” (Prof. Marcos Coelho, FGV-Direito).

    O ex-presidente busca capitalizar o desgaste petista – inflação acumulada de 8,3% em 12 meses (IPCA, maio/2025) e 8,1% de desemprego (IBGE) – para transformar o pleito legislativo em plebiscito contra o governo.

    Leia também:

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana