A ex-atleta e agora analista política Ana Paula Henkel não poupou críticas ao atual governo brasileiro, especificamente contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no tocante à forma como o petista vem lidando com a crise diplomática envolvendo os Estados Unidos da América.
Durante a sua participação em um programa da revista Oeste, a comentarista afirmou que Lula “é uma ameba diplomática, com todo respeito às amebas! O Lula está enfiando o Brasil em um buraco negro sem fundo”.
“O americano sabe quem é Trump… um grande negociador de Nova York”, disse ela, ao argumentar que a fala de Lula numa entrevista para a CNN Brasil, onde disse que o americano tenta ser o “imperador” do mundo, e que se fosse brasileiro possivelmente estaria preso, constitui um erro gravíssimo na relação entre os dois governos.
Foi por causa da fala do petista que a Casa Branca, poucas horas depois, emitiu um comunicado, rebatendo as falas de Lula, exaltando Donald Trump e o classificando como “líder do mundo livre”, além de reafirmar a sua força enquanto presidente.
“É interessante ali, como a porta-voz da Casa Branca, faz questão de dizer que (Trump) é o ‘líder do mundo livre'”, disse ela, sugerindo que esse recado fez alusão ao alinhamento de Lula com regimes ditatoriais, como Irã e China. Assista:
🚨VEJA – Ana Paula Henkel detona Lula e diz que ele não faz ideia de quem é Trump ao afirmar que o presidente americano não negociou tanto quanto ele na vida
“É uma ameba diplomática, com todo respeito às amebas! O Lula está enfiando o Brasil em um buraco negro sem fundo.” pic.twitter.com/lpsRwWu82f
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) July 18, 2025