O general Tomás Paiva, atual comandante do Exército Brasileiro, gravou uma mensagem direcionada aos militares da Força, retomando uma tradição que no ano passado havia sido quebrada por ele, ao permanecer em silêncio. Em seu atual discurso, porém, o militar falou sobre dificuldades, conquistas e da expectativa para o ano 2026. Confira a íntegra, abaixo:
“Integrantes do Exército Brasileiro, à medida que nos aproximamos do final de 2025, é o momento oportuno para refletirmos sobre os desafios superados e as conquistas alcançadas. Este foi um ano de grandes aprendizados, crescimento e evolução e cada passo dado foi fundamental para consolidarmos a nossa jornada de sucesso.
Neste ano que se encerra, o Exército se destacou mais uma vez, cumprindo suas missões institucionais. Nosso braço forte esteve sempre presente, garantindo a segurança da Reunião de Cúpula do BRICS e da Conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima, a COP 30, dentre outras operações.
O coroamento do ano de instrução contou com o engajamento de todos os Comandos Militares de área na Operação Atlas, um exercício conjunto de ampla envergadura coordenado pelo Ministério da Defesa, que reuniu Marinha, Exército e Aeronáutica e um esforço integrado para aprimorar a atuação das Forças Armadas no território amazônico, uma das áreas mais estratégicas do Brasil.
Além disso, desenvolvemos ações permanentes na faixa de fronteira, voltadas à repressão de delitos que resultou em enormes prejuízos às organizações criminosas.
Na vertente mão amiga, ajudamos onde foi preciso, apoiamos diversas desintrusões de terras indígenas e combatemos o fogo na Amazônia legal, salvando vidas e protegendo o meio ambiente.
No Nordeste, continuamos a garantir a entrega de água para quem mais necessita. Realizamos importantes obras de engenharia, que incluíram a conservação e reparação de pavimentos rodoviários e de aeródromos, operações de pontes e socorro às populações ilhadas e ações ambientais.
No quesito equipamentos, avançamos bastante com a aquisição de um expressivo lote de mísseis anticarro e helicópteros. Ademais, adquirimos drones, relevantes vetores do campo de batalha moderno. Tudo isso deixa nossa Força com melhor nível de prontidão.
Comemoramos também um feito histórico que nos enche de orgulho. O jubileu de 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial. Com coragem inabalável, nossos pracinhas superaram desafios extremos nos campos de batalha da Itália, conquistando respeito internacional e consolidando a presença do Brasil entre as nações que lutaram pela democracia e pela paz no mundo.
Celebramos ainda um acordo de cooperação para a criação da Empresa Nacional de Desenvolvimento da Força Terrestre, a nossa Endeforte, cuja missão é propor soluções que permitam ao Exército obter materiais modernos para o cumprimento de nossas atribuições.
Integrantes do Exército de Caxias, quero lembrar que as dificuldades enfrentadas por nós não são novidade. Elas fazem parte do caminho. Estamos vivendo tempos que pedem soluções inovadoras. Dessa forma, permaneceremos comprometidos com a preservação dos valores essenciais da nossa profissão.
É muito importante acreditarmos na nossa instituição e entender que precisamos apostar na união, pois juntos somos mais fortes para atuar em defesa da pátria.
Por fim, quero agradecer de coração a todos os militares da ativa e veteranos, servidores civis e familiares, pelo empenho e pela dedicação no corrente ano. Vocês são a força que faz o Exército continuar entregando tanto para a sociedade.
Que o natal traga as bênçãos de Jesus Cristo para todos, renovando nosso otimismo e nossa serenidade e que o ano novo seja cheio de esperança, paz e alegria ao lado de quem amam.
Vamos entrar em 2026 com força total, prontos para encarar as batalhas que virão. A vitória é certa. Boas festas, pessoal”.