Conhecido nacionalmente por ter sido uma das principais figuras de oposição à operação Lava Jato e ser adepto das ideologias de esquerda, o jornalista Glenn Greenwald vem acumulando nos últimos anos elogios por uma postura crítica com relação ao próprio segmento, sendo as polêmicas sobre o ministro Alexandre de Moraes, do STF, um exemplo disso.
O americano que vive no Brasil saiu em defesa da colega Malu Gaspar, do jornal O Globo, que publicou uma matéria polêmica sobre Moraes, apontando possível advocacia administrativa em favor do banco Master. Ao reagir a uma publicação que ignora a gravidade das revelações, Glenn comentou:
“Não há absolutamente nada que Xandão possa fazer — e nenhuma prova que possa ser apresentada — que leve a esquerda a criticá-lo. A Globo publicou o contrato que prevê o pagamento de R$ 130 milhões pelo Banco Master à sua família (!!!!): um valor absurdo até mesmo para os melhores advogados do mundo, quanto mais para a esposa e os filhos de Moraes.
Muitos de seus jornalistas favoritos — não apenas da Globo — noticiaram que Moraes conversou com o Banco Central sobre o Banco Master. Mesmo assim, eles dizem: nosso herói não fez nada de errado!
Moraes é uma espécie de religião para eles (embora o tenham chamado de supremacista branco, fascista e golpista há poucos anos, e ele tenha votado no STF para manter Lula na prisão). Eles farão e dirão qualquer coisa para defendê-lo.”