Mais

    Trump poderá anunciar guerra contra a Venezuela esta noite, diz jornalista

    O jornalista norte-americano Tucker Carlson afirmou, em entrevista ao podcast Judging Freedom do ex-juiz Andrew Napolitano nesta quarta-feira (17), que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode anunciar uma guerra contra a Venezuela em discurso marcado para as 23 horas (horário de Brasília). Carlson baseou sua declaração em informações que disse ter recebido.

    “O que eu sei até agora é que membros do Congresso foram informados ontem de que uma guerra está a caminho e que o anúncio e o pronunciamento à nação serão feitos hoje à noite, às 21 horas [horário do leste dos EUA], pelo presidente”, declarou Carlson. O jornalista acrescentou: “Aliás, quem sabe se isso realmente acontecerá? Eu não sei. E nunca quero exagerar o que sei, que, no geral, é bastante limitado”.

    A Casa Branca anunciou previamente que Trump faria um pronunciamento nesta noite. Em coletiva de imprensa realizada na terça-feira (16), a secretária de imprensa Karoline Leavitt declarou que o presidente abordaria as “conquistas históricas” de seus primeiros onze meses de segundo mandato. “Ele falará bastante sobre as conquistas dos últimos 11 meses, tudo o que ele fez para trazer nosso país de volta à grandeza e tudo o que ele continua planejando fazer para continuar atendendo às necessidades do povo americano nos próximos três anos”, disse Leavitt.

    O contexto da especulação envolve uma operação militar na região. Desde o final de agosto, o governo Trump enviou navios de guerra, incluindo o maior porta-aviões do mundo, e caças para o Mar do Caribe, próximos à Venezuela, e para o Oceano Pacífico, perto da Colômbia. A operação resultou, até o momento, em 25 ataques a 26 embarcações suspeitas de vínculos com o narcotráfico, com um saldo de pelo menos 95 mortos.

    O governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro interpreta esses movimentos como uma manobra para destituí-lo do poder. Nas últimas semanas, Trump declarou que a ação será ampliada e passará a incluir operações terrestres dentro da Venezuela. Em entrevista ao site Politico na semana passada, o presidente americano afirmou que os dias de Maduro estavam “contados”.

    Na noite de terça-feira (16), Trump intensificou as medidas contra o país, anunciando um bloqueio total a navios petroleiros sancionados que tentem entrar ou sair da Venezuela.

    Leia também:

    Supremo Tribunal Militar vai julgar expulsão de Bolsonaro e generais das Forças Armadas

    O Superior Tribunal Militar (STM) recebeu formalmente nesta terça-feira...

    Michelle diz que Bolsonaro entrou em “modo sobrevivência”, após pedir a Deus para morrer

    A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro declarou, na tarde desta quarta-feira,...

    Lula passou a ser alvo dos EUA após a queda de Maduro: “Corre risco imediato”

    Em entrevista ao programa Oeste com Elas na última segunda-feira, 5...

    GRAVE: Malu Gaspar critica Toffoli e vê tentativa de intimidação sobre o Banco Central

    Em análise veiculada no programa Edição das 18h da GloboNews, a...

    Posts da semana