O governo do estado do Rio de Janeiro planeja iniciar uma nova série de intervenções contra organizações criminosas, com dez operações já autorizadas judicialmente. A informação foi confirmada pelo governador Cláudio Castro (PL) nesta quarta-feira, 5 de novembro, e divulgada pela coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.
De acordo com o anunciado, as ações seguirão parâmetros similares aos da Operação Contenção, realizada na semana anterior nos complexos do Alemão e da Penha, que resultou em 121 óbitos.
O governador enfatizou que as intervenções possuem caráter pontual de enfrentamento, não consistindo em ocupações permanentes em comunidades.
Está prevista ainda para dezembro uma ação específica destinada à retomada de territórios atualmente sob domínio de facções na região de Jacarepaguá, Zona Oeste da capital fluminense.
A partir da próxima semana, a Polícia Militar conduzirá operações diárias na Zona Oeste do Rio e em municípios da Baixada Fluminense.
O objetivo declarado é a remoção de barricadas instaladas por criminosos em vias de acesso a comunidades. Entre cinco e dez equipes táticas estarão envolvidas nessas incursões.